Olá queridos humanos!
Espero que o fim de semana de vocês tenha sido excelente! O meu envolveu comilança, filmes e muito sono (faz parte né? haha). Hoje O Armário Bagunçado veio falar sobre um estilo musical brasileiro muito bacana: MPB.
Sei que alguns podem achar que é coisa de "dinossauro", que as letras são "batidas" mas estão redondamente enganados! Com um pouco de vontade descobrimos que a MPB é uma poesia que tem condições de entrar na casa de todos, falar por várias formas de linguagem e traduzir nossos sentimentos do jeitinho que o conhecemos e de acordo com a nossa realidade!
Chega mais! :D
A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu por volta de 1966, com a segunda geração da bossa nova. Teve influência de muitos ritmos, como o rock e o samba, em um cenário de miscigenação cultural. A MPB, além de ter grande relevância como tradutora da identidade cultural é uma forma ímpar e muito particular de "fazer música".
Traduziu a vontade do povo por democracia na época da ditadura militar e trouxe acalento a vários corações que foram exilados por lutarem por um Brasil melhor.
Hoje em dia ouvimos clássicos tão atuais como Chico Buarque, Caetano Veloso e Elis Regina porém a nova geração também não deixa a desejar. Nomes como Nando Reis, Maria Rita, Zeca Baleiro e Ana Carolina dão o brilho merecido desta arte, trazem belas letras, uma pegada moderna mas sem perder a essência que consolidou a MPB.
Já consagrada, a Música Popular Brasileira, amadurece e cresce.O perfil inicial marcadamente nacionalista foi integrando elementos de diversas procedências, além de batidas inovadoras e letras que ampliaram suas mensagens. Esta diversidade é saudada, é uma das marcas deste gênero musical, que hoje apresenta ainda mais dificuldades para sua definição.
Eu, pessoalmente, gosto muito de MPB! Me identifico com diversos cantores, diversas letras! Quem nunca achou que alguma letra do Nando Reis estava falando diretamente pra você? Pois é, quem nunca! haha
Vou deixar para vocês algumas músicas que eu adoro! Deem uma oportunidade para o que temos de bom em nosso país, ha muito o que se conhecer e o que se ouvir!
Beijos;
Juliana Aires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário